Educação Previdenciária para os segurados do ICPREV

A cultura previdenciária tem se tornado cada vez mais importante e alvo de robusta discussão na sociedade brasileira, fomentada principalmente pela última reforma da previdência, estabelecida pela Emenda Constitucional nº 103/2019.

Desta forma o assunto serviu de fundamento para que o ICPREV, por meio de seus gestores e colaboradores, elaborasse um trabalho concreto de educação previdenciária que contemplasse seus segurados, agrupados de acordo com as suas respectivas lotações e cargos, podendo assim, assegurar o debate segmentado de forma eficiente.

As visitas estão sendo realizadas desde o segundo semestre de 2021, e já abrangeram cerca de 30% dos servidores públicos efetivos, passando pelas Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e Setor de Transportes.

Dos debates realizados os pontos mais relevantes são da organização e funcionamento do ICPREV, das regras atuais de aposentadoria e pensão por morte e do plano de ação para garantir o equilíbrio financeiro e atuarial da Autarquia, conforme último estudo realizado. Além disso, todas as dúvidas e sugestões motivam o debate durante as reuniões.

A ação permite que os segurados, beneficiários e agentes relacionados a gestão do ente municipal, acompanhem as ações do ICPREV e dos assuntos relacionados no âmbito dos Regimes Próprios de Previdência Social, servindo como instrumento de governança corporativa, transparência, prestação de contas e responsabilidade social.

O ICPREV fica a disposição para agendamento de reunião junto aos setores e órgãos competentes da Prefeitura Municipal. Contato: icprev@pmc.sc.gov.br e (47) 3623 4011 (whatsapp).