ICPREV supera meta atuarial na Gestão 2017-2020.

O ICPREV, através de sua Diretoria, Conselho de Administração e Comitê de Investimentos, atingiu e superou a meta atuarial prevista, para o período de 2017 a 2020.

A meta atuarial é calculada anualmente pelo estudo atuarial, e fixada na Política Anual de Investimentos do Instituto. Basicamente deve-se atingir o índice de inflação somado a uma taxa de juros, conforme legislação vigente [Consulte aqui

Essa rentabilidade anual é uma receita muito importante para que o RPPS consiga manter o plano de custeio para cumprimento do pagamento de benefícios a seus servidores no longo prazo.

O Gestor de Investimentos e Diretor Administrativo Financeiro do ICPREV relata que o atingimento da meta atuarial é sempre desafiador, uma vez que vivemos em um país com problemas estruturais econômicos e em constante déficit fiscal. Somado a isso, neste período de 4 anos, tivemos o fatídico “Joesleyday” em maio de 2017, que colocou em prova a governabilidade do atual presidente a época, a greve dos caminhoneiros que parou o Brasil em maio de 2018, a discussão e aprovação da Reforma da Previdência durante todo o ano de 2019 e a grande crise sanitária mundial, que afetou de forma profunda os mercados financeiros em 2020, causada pelo Covid-19.

Com todos os desafios que a equipe de gestão de investimentos enfrenta, a gestão ativa, que é a estratégia em buscar diversificação em produtos financeiros com qualidade acima da média e também a exploração de oportunidades de investimentos conforme o cenário econômico atual, trata com diligência todo o processo de busca por melhores resultados a longo prazo, mitigando riscos e preservando o patrimônio do Instituto, isso tudo, dentro das normas estabelecidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Ministério da Economia, Comissão de Valores Mobiliários e da Política de Investimentos do ICPREV.

Com isso o ICPREV atingiu no período 2017-2020 a rentabilidade acumulada de 51,04%, sendo a meta atuarial de 46,76%. Seu patrimônio líquido atual é de 51.019.781,76 e seus investimentos estão aplicados conforme relatórios mensais publicados no site do ICPREV [Consulte aqui].